Basenji

O basenji é uma das raças mais antigas do mundo, seus ancestrais são encontrados desde o tempo dos antigos egípcios, retratados nas tumbas dos faraós. Acredita-se que cães da raça teriam sido trazidos do leste africano e presenteados ao faraó que se encantou com o basenji, então a raça passou a ser criada no vale do Nilo.




O basenji ficou famoso como “o cão que não late”. Esta é uma característa típica desta raça, embora também possa ser encontrada em alguns canídeos selvagens  do cotinente africano. O basenji não possui a capacidade de latir, mas isto não quer dizer que não faça nenhum ruído, estes cães fazem um som peculiar, que muitos donos comparam com “choro”, “risadas”, “canto de pássaros” ou “assobios”. Além disto, o basenji também possui outras particularidades, eles costumam se lamber de vez em quando, como os gatos, e adoram lugares altos de onde possam observar o ambiente ao redor.



Cachorros desta raça são grandes caçadores e companheiros, alegres, vivos e brincalhões, os basenjis se dão bem com crianças e adultos. Este cão possui uma personalidade forte, determinada, independente e bem equilibrada. Seus sentidos são bem desenvolvidos, possui um bom faro, audição e visão, além disto tem um estilo de caça silencioso e é muito inteligente. Apesar de inteligente e esperto, o basenji é muito independente o que pode se traduzir em teimosia (78ª colocação no ranking de inteligência canina de Stanley Coren), seu dono deve ser paciente. A educação e a socialização de um basenji deve começar desde cedo.


Cães desta raça são ativos e gostam de ter espaço para se exercitar, apesar de pequenos, não são recomendados para a vida em apartamentos. Basenjis detestam ficar sozinhos, são muito apegados ao seu dono e podem ser ciumentos com outros cães. Eles são muito limpos, com pouco odor natural e precisam ser escovados regularmente para a retirada de pêlos mortos. Cães desta raça podem estar sujeitos à incidência de displasia , um problema de origem genética que pode ser evitado com a escolha consciente do filhote e dos pais da ninhada.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário