Doberman

O Dobermann é, de maneira geral, um cão muito ativo, enérgico e determinado, extremamente ligado à família a que pertence. Um cão de guarda versátil e bastante resistente, sendo mais leve e aerodinâmico que o Rottweiler, mas sem perder a eficiência no seu trabalho. Possui uma mordida poderosa e uma movimentação extremamente elegante e rápida. Foi muito utilizado pela polícia, pelos militares em guerra (os fuzileiros navais serviram-se deles para descobrir os franco-atiradores), na defesa de propriedades, indústrias, fazendas, residências.determinação, ele configura a estampa de um cão ideal.
É um cão que, para desenvolver-se adequadamente, precisa de espaço para exercícios e contato constante com as pessoas da casa.


Por seu grande vigor e agilidade, é muito comum ver dobermans participando de competições de agility, esporte que amplia e melhora ainda mais a sintonia entre cão e dono e, no caso do dobermann, promove a atividade física necessária.

Muito alerta e vigoroso, o dobermann precisa de um dono que saiba se impor e para que a convivência seja boa, é conveniente que o cão receba o adestramento de obediência desde cedo.


A escolha do filhote é um fator extremamente importante na decisão de ter um dobermann. O futuro dono deve, antes de mais nada, certificar-se da seriedade do criador e dos cuidados com a seleção das matrizes quanto ao temperamento.
O filhote deve ser robusto sem ser pesado e deve apresentar uma boa movimentação. Os membros precisam ser fortes mas sempre proporcionais ao corpo. Os olhos devem ser escuros e não podem apresentar coloração amarelada. O focinho deve apresentar boa pigmentação, sendo preto ou marrom dependendo da cor dominante da pelagem.
A boa escolha de um filhote requer ainda que se observe o temperamento dos filhotes, que devem ser alerta mas não devem demonstrar agressividade.
Outra medida fundamental para o filhote é a socialização, que garante ao filhote um bom desenvolvimento psíquico.
Um cuidado especialmente importante para o bom desenvolvimento do filhote é quanto à quantidade de exercícios e uma boa alimentação, que promova o desenvolvimento muscular característico da raça.





  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário