Samoieda

O Samoieda, até em função de sua história e desenvolvimento é um cão extremamente apegado aos donos e faz questão de poder acompanhá-lo todo o tempo que for possível.
Muito brincalhão, incorpora em sua personalidade outra característica marcante da raça: a expressão de ‘sorriso’ que o formato de sua boca confere aos Samoiedas. São realmente cães alegres e sempre dispostos a uma nova atividade.
Segundo os padrões da raça, a agressividade é uma característica altamente indesejável num Samoieda. Trata-se de um cão extremamente sociável, inclusive com estranhos, o que faz com que ele não deve nunca ser utilizado para funções de guarda.
Como a grande maioria dos cães nórdicos, os Samoiedas têm um latido particular e que deve ser controlado desde a infância para que não se torne um problema para o dono.


Apesar de seu aspecto de bichinho de pelúcia, os Samoiedas são, antes de tudo, cães de trabalho, e como tal, precisam de exercícios regulares para que não se tornem destruidores. Foi justamente essa preocupação que levou criadores de diversas partes do mundo a organizarem em seus países provas de trabalho para o Samoieda, recriando assim suas condições originais de vida.
Sua docilidade e disposição fazem dele um excelente companheiro para brincadeiras infantis. Por seu instinto de caça, pode dar alguma canseira em gatos e pássaros mas convive bem com outros cães, uma vez que originalmente eram cães ‘de matilha’.




Um bom filhote deve ser alegre e brincalhão, com olhos amendoados e brilhantes. Os lábios devem ser pretos, sendo ligeiramente levantados nas extremidades, proporcionando o "sorriso Samoieda". As orelhas costumam ficar eretas a partir dos 3 a 4 meses. Sua cauda é possui pelos longos e a partir dos 2 meses deve estar suavemente deitada sobre o dorso.
Os filhotes são dotados de uma enorme energia e devem ser socializados e educados desde a mais tenra infância minimizando o desenvolvimento de péssimos hábitos como os latidos excessivos.


Curiosidade


É na neve que o Samoieda mais gosta de se divertir e rolar. É aonde se encontra no seu verdadeiro elemento, correndo, saltando, comendo neve e revolvendo-se nela, demonstrando que nada esqueceu das suas vivências árticas.

Se houver a possibilidade de o Samoieda trabalhar com trenó, deve-se deixá-lo aproveitar essa oportunidade. Embora não seja o cão ártico mais rápido ( o Husky é mais) nem o de maior força (o Alaskan Malamute), o Samoieda tem muita habilidade para esse trabalho, graças aos seus movimentos regulares que, a par da sua existência natural, fazem dele um corredor muito eficiente. Aliás, a sua robusta morfologia é uma garantia das suas qualidades de regularidades e resistência.





  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário