Border Collie

O border collie é conhecido como um dos cães mais inteligentes, entre todas as raças de cães. É um cão espirituoso, que adora o trabalho, e está sempre pronto para uma boa brincadeira.
Muito simpático, o border collie é artista de TV, pois possui características notáveis para os mais diversos tipo de adestramento, inluindo o agility.

O border collie é um cachorro extremamente ativo e, a menos que exerça algum tipo de atividade física diariamente, não é uma raça que melhor se adapta em apartamento ou ambientes pequenos. O border collie que fica muito tempo preso, pode ficar muito agitado. A altura de um border collie adulto é de 53 cm. medidos na altura da cernelha. Os exemplares fêmeas da raça, são um pouco menores.



Bem proporcionado, de silhueta suave revelando qualidade, graça e perfeito equilíbrio, combinado com substância suficiente para conferir uma impressão de resistência. Qualquer tendência à rusticidade ou debilidade é indesejável. tenacidade, pastor de trabalho pesado, ótimo no trato.

É um dos dois cães que pastoreiam circulando as ovelhas e arrebanhando-as em direção ao dono. Bons Border Collies já nascem com o instinto necessário e é preciso um pouco de treino apenas para refinar a técnica. É resistente, ágil e considerado um cão incansável. Por seu alto gasto de energia, não deve ser mantido confinado em espaços pequenos e, quando na cidade, deve ser levado para passear e correr regularmente. Deve-se salientar que este cão não se cansa facilmente, já que foi aprimorado geneticamente durante séculos para ser um cão de pastoreio, isso significa que ele precisa no mínimo um par de horas, ou mais, de atividade diária para ser um cão equilibrado e feliz. Também é muito usado como cão de companhia, mas devem ser feitas com ele atividades diárias nem que seja uma volta para passear! Ele é muito brincalhão e se da muito bem com outras raças





Uma característica marcante dos borders é a sua precocidade e energia. Segundo treinadores, os Borders começam seu desenvolvimento antes das demais raças e por isso estão 'prontos' mais cedo que os demais.
Para os pequenos filhotes a principal motivação para o aprendizado é o interesse do dono. Assim, um bom dono é capaz de obter excelentes resultados com um Border mesmo com poucos meses.

Apesar do tamanho e por ser um cão desenvolvido para o trabalho, não é recomendado para áreas pequenas onde não possa realmente gastar sua energia em atividades ‘úteis’. Um border entediado é capaz de se transformar num cão bastante destrutivo e arteiro.
Quanto às crianças, dá-se bem com elas, mas seu instinto de pastor pode assustá-las se forem muito pequenas.
Quanto à higiene, banhos podem ser dados mensalmente, mas as escovações devem ser freqüentes para manter a pelagem sempre na melhor forma. Nos de pêlo longo, mais ainda: de preferência, todo dia.




  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

Anônimo disse...

AUlá,adorei seu bloog, muitoo fofoo!
estamos seguindo vem conhecer nosso blog tbm?
lambeijookas!
♥Kiwi e Kaki♥

Postar um comentário